Município: Adamantina/SP
Tema: 02 - Atenção Básica (AB)
Autor(es)
Eduardo Ribeiro Ferracini
Apresentação/
Introdução:
Apresentação/Introdução:
A Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel essencial na promoção da saúde e prevenção de agravos, constituindo-se como a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Seu funcionamento é baseado em uma abordagem multidisciplinar, permitindo um atendimento integral e humanizado à população. A qualificação dos profissionais da APS é um aspecto crucial para garantir a melhoria contínua dos serviços prestados, tornando necessária a implementação de estratégias de educação permanente. Dentre essas estratégias, destacam-se as oficinas de capacitação, que promovem atualização profissional, intercâmbio de experiências e fortalecimento do trabalho em equipe.
Objetivos
Objetivo geral: Relatar a experiência de participação em proposta educacional no formato de oficinas que possuíam a intencionalidade de promover a qualificação dos profissionais da APS, realizada na cidade de Adamantina, e analisar sua relevância para o aprimoramento das práticas assistenciais. Objetivos Específicos: Compreender as práticas relacionadas à APS. Identificar os elementos e lacunas de conhecimento relacionadas. Analisar a proposta educacional executada.
Metodologia
O estudo se caracteriza como um relato de experiência, de natureza qualitativa e descritiva, baseado na participação em oficinas de qualificação profissional voltadas para os profissionais da APS da microrregião de Adamantina/SP. O projeto Qualifica APS reuniu diversos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de agentes comunitários de saúde e endemias. As oficinas ocorreram no auditório de uma instituição de ensino local e foram estruturadas em atividades teórico-práticas, abordando temas relevantes para a atuação da equipe. Os encontros proporcionaram momentos de discussão sobre diretrizes e políticas de saúde, além de estimular a integração Inter profissional. A experiência foi analisada a partir das percepções do pesquisador, com foco na importância da educação permanente na melhoria da assistência.
Resultados
As oficinas tiveram um impacto positivo na qualificação dos profissionais do serviço de saúde, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo. Foram abordados temas como prevenção de doenças, gestão de casos, comunicação em equipe e estratégias de humanização do atendimento. As atividades foram conduzidas por especialistas em saúde pública e envolveram dinâmicas interativas com utilização de metodologia ativa de ensino e aprendizagem, envolvendo estudos de caso e debates sobre situações reais enfrentadas nas unidades básicas de saúde. O engajamento dos participantes foi um fator determinante para o sucesso das oficinas, evidenciado pelo compartilhamento de experiências e pela formulação de estratégias conjuntas para lidar com desafios do cotidiano profissional. A troca de saberes permitiu aos profissionais refletirem sobre suas práticas e buscarem soluções inovadoras para qualificar o atendimento oferecido à população. Além disso, a continuidade dessas iniciativas se mostra essencial para manter a atualização constante dos profissionais, contribuindo para um serviço mais eficiente e alinhado às diretrizes da APS. A interação promovida pelos encontros também fortaleceu as redes de cooperação entre os profissionais, possibilitando parcerias para aprimorar o cuidado em saúde.
Conclusões
A experiência com as oficinas de qualificação profissional, demonstraram a importância da educação permanente para a melhoria da assistência em saúde, confrontando conhecimentos prévios e novas informações visando a construção de novos significados. O compartilhamento de conhecimentos e a discussão de práticas contribuíram para o fortalecimento do trabalho interprofissional e para a implementação de soluções inovadoras no contexto da Atenção Básica. A estratégia utilizada permitiu a identificação de lacunas de conhecimento, possibilitando refletirmos quanto a necessidade de execução de novas estratégias educacionais com utilização de metodologia problematizadora como a espiral construtivista, com intenção de aprimorar os saberes da equipe. A continuidade dessas iniciativas é fundamental para garantir a qualidade dos serviços e a satisfação dos profissionais envolvidos, consolidando a APS como um eixo estruturante do SUS.
Palavras-chave
Qualificação Profissional, Atenção Primária.