MOSTRA

20ª MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DOS MUNICÍPIOS E 13º PRÊMIO DAVID CAPISTRANO

Durante a realização do 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, nos dias 17 a 19 de abril de 2024, ocorrerá a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios.

ENVIO DO E-PÔSTER

O e-pôster deve ser produzido no tamanho 1080px de largura por 1920px de altura em formato de arquivo IMAGEM jpeg ou png.

O PRAZO PARA ENVIO DO E-PÔSTER É ATÉ O DIA 01/04/2024

Todos os trabalhos inscritos na Mostra serão apresentados em forma de pôster eletrônico e afixados em totens eletrônicos no espaço físico destinado à Mostra, o que permitirá a visualização e leitura dos trabalhos pelos participantes durante o Congresso.

No botão abaixo você acessa a sugestão de modelo do e-pôster (o arquivo não é editável e não obrigatório utilizar esse layout).


LISTA DOS TRABALHOS QUE SERÃO APRESENTADOS ORALMENTE NAS RODAS DIALOGANDO COM A MOSTRA.

A apresentação oral não é obrigatória e nem será utilizada como critério para premiação.

Os trabalhos a serem apresentados foram escolhidos por meio de sorteio, entre os municípos, que no momento da inscrição dos trabalhos, confirmaram interesse na apresentação oral e indicaram o nome do apresentador(a), respeitando critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora da Mostra.

Estas informações estão presentes no Regulamento da Mostra.


Do conjunto de trabalhos expostos, serão selecionadas quinze experiências para recebimento do Prêmio David Capistrano e destacadas outras quinze para atribuição de Menção Honrosa.

Este Prêmio representa o reconhecimento do mérito dos atores envolvidos e é um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os trabalhos deverão revelar práticas de gestão do Sistema ou do cuidado em saúde, que efetivem os princípios norteadores do SUS, quais sejam: universalidade, integralidade, equidade e participação social.

INFORMAÇÕES PARA O TEXTO DO TRABALHO

CLIQUE AQUI E ACESSE AS INSTRUÇÕES DE COMO ESCREVER SUA EXPERIÊNCIA

Os trabalhos deverão ser inscritos em um dos Temas abaixo e, para orientação, segue uma breve descrição do que pode ser abordado em cada tema, no sentido de facilitar as inscrições naquele que for considerado mais adequado:

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Organização da AF no município. AF na Atenção Básica (AB) e o cuidado farmacêutico integrado à equipe de saúde. Educação Permanente (EP) sobre AF vinculada à AB; ações para incentivar o uso adequado de medicamentos e outros.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Processo de trabalho em equipe, acolhimento, territorialização e cadastramento, atenção às condições crônicas, consultório na rua, ordenamento da rede de saúde e da coordenação do cuidado. Experiências de integração com outras áreas da saúde e outros. Organização do atendimento de Síndrome Pós Covid-19. Atendimento às condições crônicas na Rede de Atenção à Saúde (RAS), novos arranjos e fluxos de trabalho e outros.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Discussão dos processos de trabalho na organização do cuidado nos serviços de saúde e na gestão. Discussão e implantação do Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). Uso de dispositivo de Telessaúde e outros para atendimento e outros.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Planejamento em saúde e utilização dos instrumentos de planejamento do SUS. Estratégias de diagnóstico e governança, participação na Comissão Intergestores Regional (CIR) e processos decisórios. Ofertas de serviços e resolutividade regional, pactuações e definição das portas de entrada, fluxos e referências. AB como ordenadora da rede, programação e acompanhamento das ações e serviços de saúde no território e na região. Elaboração do Plano Municipal de Saúde e da Programação Anual de Saúde (PAS). Organização da RAS para garantir a integralidade do cuidado e outros.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Organização e funcionamento de Conselhos e Conferências de Saúde. Estímulo ao protagonismo e mobilização de lideranças e movimentos sociais e/ou envolvimento da comunidade nas discussões da saúde ou em defesa do SUS. Experiências em Educação Popular em Saúde. Organização de mecanismos de participação direta da sociedade como ouvidorias, audiências e consultas públicas e orçamento participativo na saúde e outros.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Estratégias intersetoriais. Ações articuladas de intervenção nas situações de agravos, envolvimento da comunidade, parcerias. Práticas voltadas à promoção da equidade e garantia de acesso à saúde de grupos específicos, populações em situação de rua, negra, quilombolas, indígenas, Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero (LGBTQIA+), etc.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Novos modelos de contratação, monitoramento, processamento das informações para pagamento, cadastro dos estabelecimentos de saúde e profissionais, autorização de internações e apoio diagnóstico. Regulação do acesso - implantação de protocolos de classificação de risco, gestão de filas de espera, redução do absenteísmo e perdas primárias, regulação a partir da AB, regulação colaborando na coordenação do cuidado em saúde. Implantação de linhas de cuidado, articulação da AB com a atenção especializada, implantação de núcleos internos de regulação, otimização da ocupação dos leitos hospitalares. Participação em fóruns de regulação, regulação das urgências inter-hospitalares nas regiões de saúde, integração da regulação pré-hospitalar e inter-hospitalar. Organização da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e outras Redes Temáticas.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Organização de Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Processo de desinstitucionalização de moradores de hospitais psiquiátricos. Matriciamento em Saúde Mental. Implantação de Serviço Residencial Terapêutico (SRT). Articulação dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) com a AB. Articulação dos hospitais com leitos de Saúde Mental com CAPS. Manejo clínico de urgências em Saúde Mental. Prevenção de uso abusivo de álcool e outras drogas. Implantação de unidades de acolhimento, programas de redução de danos, dentre outros. Experiências de matriciamento para atendimento de portadores de sofrimento mental e outros.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Integração das Vigilâncias, integração das Vigilâncias com outras áreas ou setores da saúde, intersetorialidade, parcerias ou ações com setores da sociedade ou comunidade. Desenvolvimento de novas tecnologias, inovação no processo de gestão. Organização, avaliação, monitoramento e qualificação das ações em Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde do Trabalhador e outros.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Saude Digital 2020/2028 (ESD28): Governança e liderança para a ESD. Informatização dos três níveis de atenção. Suporte à melhoria da atenção à saúde. O protagonismo do usuário da Saúde Digital. Formação e capacitação de recursos humanos para a Saúde Digital. Ambiente de interconectividade. Ecossistema de inovação e relatos de experiências sobre o uso da tecnologia no SUS: Telemedicina, Internet das coisas, gerenciamento de casos crônicos, manejo e monitoramento de casos em vigilância, cuidados híbridos, saúde baseada em evidências, gestão de processos, digitalização, controle de pacientes crônicos, literacia digital, informatização de rede assistencial e seus impactos, formação de recursos humanos à distância, controle e distribuição de insumos, consórcios intermunicipais.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Trabalhos interdisciplinares e intersetoriais para identificar populações vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas (ex: relacionados a ondas de calor, oferta contínua de água potável, enchentes, desabamentos, animais peçonhentos, etc.). Enfrentamento de desastres naturais, participação do SUS na construção de Cidades Resilientes, planejamento e enfrentamento à situações de desassistência mediante emergências climáticas, promoção de debates e organização do SUS local para enfrentar as mudanças climáticas. Trabalhos interdisciplinares e intersetoriais para avaliar a vulnerabilidade local em relação à mudanças climáticas (avaliação de condicionantes ambientais e socioeconômicos), elaboração e/ou implementação de planos de contingência para enfrentamento de desastres e emergências em saúde pública decorrentes das mudanças climáticas.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: Experiências com práticas eficazes e seguras, com ênfase na escuta, no vínculo e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Experiências com terapia comunitária integrativa, práticas de homeopatia, plantas medicinais e fitoterápicas, medicina tradicional chinesa, acupuntura, medicina antroposófica, dança circular, liang-gong, tai-chi-chuan, tai-chi- pai-lin e outros.


CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS

  • Experiências Municipais inéditas ou não, já realizadas ou em realização há pelo menos seis meses, não cabendo propostas que ainda não iniciaram a sua implantação.
  • Não há limite de autores ou co-autores para cada experiência.
  • Na existência de co-autoria, o Prêmio será entregue ao autor identificado como principal na ficha de inscrição.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS

  • Nesta categoria poderão ser inscritas experiências regionais, trabalhos de Universidades e Centros de Pesquisa, iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo dentre outras instituições, desde que seu desenvolvimento tenha ocorrido em parceria com equipes municipais.
  • Os trabalhos inscritos nesta categoria também serão expostos através de pôster eletrônico, mas não concorrem ao 13º Prêmio David Capistrano e Menção Honrosa, nem serão apresentados oralmente nas Rodas “Dialogando com a Mostra”.
  • Os temas, a forma de apresentação e a inserção no site seguem o mesmo formato da Mostra Municipal.

INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS

Os autores deverão acessar o site do Congresso através do cadastro da Secretaria Municipal de Saúde do seu município, previamente feito, e inscrever todos os trabalhos, sem limite de quantidade, na seguinte categoria: “Mostra para Secretarias Municipais de Saúde e Outras Experiências”.

No momento da inscrição do trabalho será perguntado se há interesse do município em apresentar o trabalho oralmente na Roda “Dialogando com a Mostra”. O responsável pela apresentação poderá ser um dos autores do trabalho ou alguém designado pelo gestor municipal. Como pode ser sorteado mais de um trabalho para apresentação oral, do mesmo município, sugere-se a indicação de um apresentador para cada trabalho para facilitar o funcionamento nas respectivas Rodas.

Caso os autores não estejam inscritos no Congresso, será aberta a possibilidade de até três autores participarem das Rodas “Dialogando com a Mostra”. Para isto, os três autores terão que ser identificados no ato da inscrição do trabalho.

Da mesma forma, será oferecida uma vaga para os autores dos trabalhos de Outras Experiências para participarem de uma das Rodas “Dialogando com a Mostra”.

O prazo para envio dos trabalhos iniciará quando o site do Congresso estiver aberto para o público e finalizará em 19/02/2024.

ATENÇÃO: NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS, PORTANTO NÃO PERCA ESSE PRAZO.

Só serão aceitos trabalhos inseridos no site, congresso.cosemssp.org.br, não sendo permitido o envio através de e-mail.


NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:

Os trabalhos deverão ser encaminhados sob a forma de texto e inseridos em local específico no site do Congresso e devem apresentar a seguinte conformação, considerando os espaçamentos como caracteres:

  • Tema
  • Título da Experiência (até 100 caracteres)
  • Início da Experiência: mm/aaaa (mínimo de 06 meses)
  • Introdução e Justificativa (até 1500 caracteres)
  • Objetivos (até 1000 caracteres)
  • Metodologia (até 1500 caracteres)
  • Resultados (até 1500 caracteres)
  • Considerações finais (até 1250 caracteres)
  • Bibliografia (opcional)

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NOS POSTERES ELETRÔNICOS

Todos os trabalhos inscritos no site do Congresso serão apresentados em forma de pôster eletrônico e afixados em totens eletrônicos, a serem instalados em espaço físico destinado à Mostra no local do evento, permitindo a visualização e leitura dos trabalhos.

Em breve, haverá uma comunicação no site do Congresso a respeito do layout dos pôsteres eletrônicos, assim como as orientações referentes ao envio dos mesmos para exposição nos referidos totens. O envio dos posteres eletrônicos deverá acontecer até o dia 19/03/2024.


APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS NA RODA “DIALOGANDO COM A MOSTRA”

Com o objetivo de qualificar as discussões, reflexões e trocas entre congressistas, autores e convidados na 20ª Mostra do 37º Congresso do COSEMS/SP, será possível a apresentação oral de alguns trabalhos nas Rodas “Dialogando com a Mostra”.

Considerando que o número de salas disponíveis no local do Congresso não comportará a apresentação de todos os trabalhos inscritos, os trabalhos a serem apresentados serão escolhidos por meio de sorteio, entre aqueles que, no momento da inscrição dos trabalhos, confirmaram interesse na apresentação oral e indicaram o nome do apresentador(a), respeitando critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora da Mostra.

A apresentação oral não será obrigatória e nem será utilizada como critério para premiação, já que a indicação dos trabalhos para a premiação já estará finalizada na manhã do dia 19/03/2024.

Serão apresentados 09 trabalhos por sala e o número de salas por tema só será definido após finalização da inscrição de trabalhos. O número de salas respeitará a proporcionalidade dos trabalhos inscritos na Mostra, segundo cada tema.

As apresentações ocorrerão em sessões de 10 minutos, podendo os apresentadores fazerem uso de recursos audiovisuais, como slides, vídeos ou encenações artísticas.


CRITÉRIOS PARA SORTEIO DOS TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL:

Encerrado o prazo de inscrições, conheceremos o número total de trabalhos inscritos e destes quais e quantos têm interesse, se sorteado, para apresentação oral.

Com esta definição, os referidos trabalhos serão separados entre os 12 temas da Mostra. Após esta classificação por tema, a próxima etapa será a divisão dos trabalhos por faixas de municípios, considerando porte populacional.

Definidos os grupos por temas e por porte populacional dos municípios, os trabalhos para apresentação oral serão sorteados, respeitando a disponibilidade do número de salas para cada tema da Mostra.

Após o sorteio, os trabalhos serão publicados na página da Mostra – Congresso, e os apresentadores indicados no ato da inscrição serão comunicados pela Comissão da Mostra para orientações.

Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da 20ª Mostra do 37º Congresso do COSEMS/SP.


AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Todos os trabalhos inscritos serão submetidos inicialmente a uma Comissão Científica composta por avaliadores externos à estrutura do COSEMS/SP, convidados pela Comissão Organizadora da Mostra.

Esta primeira fase da avaliação tem como objetivo indicar os trabalhos que concorrerão ao Prêmio David Capistrano e Menção Honrosa, e ocorrerá até 19/03/2024.

A apreciação dos trabalhos pelos avaliadores externos será feita a partir da atribuição de pontos de 1 a 5 para cada um dos seguintes itens a serem observados na leitura do relato da experiência:

  • Importância da experiência no contexto local;
  • Motivação que gerou a apresentação da experiência;
  • Se o relato da vivência descrita está bem desenvolvido;
  • Se os resultados estão coerentes com o que motivou o relato da experiência;
  • Caráter transformador e/ou inovador e/ou com abrangência social e/ou intersetorial na gestão municipal e
  • Se existe sintonia do relato com os princípios do SUS: universalidade, equidade, controle social e integralidade.

Cada trabalho receberá uma pontuação, soma de todos os pontos, e os avaliadores externos indicarão os trabalhos que concorrerão à premiação.

No período de 22/03 a 13/04/2024, os trabalhos indicados à premiação pelos avaliadores externos serão submetidos à segunda etapa da avaliação que será realizada por outro grupo de avaliadores, a partir dos trabalhos já expostos em forma de pôster eletrônico no espaço designado para a Mostra no site.

Esta segunda Comissão Avaliadora, além dos itens mencionados acima, observarão os seguintes critérios:

  • um município não poderá receber duas vezes o Prêmio David Capistrano no mesmo ano;
  • serão considerados diferentes portes populacionais dos municípios, tanto para o Prêmio David Capistrano, como também para Menção Honrosa, de forma a contemplar os de pequeno, médio e grande porte populacional;
  • somente serão avaliados os trabalhos enviados em forma de poster eletrônico no espaço designado para a Mostra, no site.

Finalizada a escolha, serão apresentados na Plenária de Premiação, com a presença dos Secretários Municipais de Saúde, os 15 trabalhos agraciados com o Prêmio David Capistrano e os 15 trabalhos agraciados com a Menção Honrosa.

Serão anunciados também mais 37 trabalhos, que juntamente com os 30 anteriores poderão ser inscritos na Mostra “Brasil aqui tem SUS”, de 2024, do CONASEMS.

Como forma de estimular a participação na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, em 2024, todos os participantes com inscrição confirmada e/ou autores poderão votar em uma experiência que considerarem a melhor entre todos os temas. O voto é único, e uma vez feito, não há como alterar. Assim, além das premiações, Prêmio David Capistrano e Menção Honrosa, haverá também eleição pelo VOTO POPULAR, cujo resultado será conhecido na Plenária de Premiação.

Patrocínio Diamante

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Realização

Organização e Comercialização

© 2024 – Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados.