Município: Suzano/SP
Tema: 12 - Práticas Integrativas e Complementares (PICS)
Autor(es)
Anderson Vitorino de Araujo
Juarez Palagi Gonzales
Gilberto Odair Tescaro Junior
Juarez Palagi Gonzalez
Rosana Satiko Kikuchi
Apresentação/
Introdução:
Apresentação/Introdução:
A integralidade é um dos princípios básicos do SUS, considerando a pessoa na totalidade, e para isso é importante o cuidado humanizado, desde a promoção, prevenção, até o tratamento e a própria reabilitação. A partir dessa definição de integralidade e da observação da necessidade de um cuidado mais amplo e integral aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Vita, modalidade, álcool e outras drogas, do município de Suzano, região do Alto Tietê de São Paulo, foi proposto pela equipe a inserção no Projeto Terapêutico Singular dos usuários Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como: Liang Gong, Reiki e a Acupuntura Auricular. Tendo como enfoque acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, técnica com poucas contra indicações, realizada na parte externa da orelha e em pontos específicos, sendo cada um deles com um objetivo próprio e um estímulo único, podendo ser utilizada tanto para questões emocionais quanto questões físicas, agindo com grande eficácia nas dores e em quadros ansiosos ou depressivos.
Objetivos
As práticas, além de ampliarem o cuidado integral e individualizado, contribuem para a redução da ansiedade e pensamentos negativos, aumento do humor, prazer, melhora na energia para realização de atividades laborais, e a potencialização na relação entre usuário/profissional, que para muitos serviços especializados em álcool e outras drogas é um dos maiores entraves na relação ao cuidado. Também são importantes estratégias de promoção de saúde, relacionadas aos desafios do uso abusivo de álcool e outras drogas, além de apoio de recaídas, facilitando sentimentos que colaboram com a diminuição da ansiedade e à redução do uso de álcool e outras drogas. Outro objetivo de grande importância é a ampliação do Projeto Terapêutico Singular dos usuários que frequentam o serviço, fazendo com que eles permaneçam no serviço por mais tempo, promovendo redução de danos, visto que quando estão na unidade por um período maior, restringindo-se a um local protegido, potencializando a redução de danos.
Metodologia
Para chegar nos objetivos propostos, a metodologia utilizada foi do uso de Práticas Integrativas Complementares, que consistem em um cuidado mais amplo aos usuários de álcool e múltiplas substâncias. Por isso, as ofertas das práticas são para os usuários de modo geral e são feitas durante o período que frequentam o serviço e pactuado no projeto terapêutico singular. Sobre o tratamento é importante ressaltar a integralidade como ponto de atenção, que pode ser proposto em todas as esferas do cuidado, na promoção, prevenção, o tratamento propriamente dito e a reabilitação, sendo assim, para cada momento de vida e para cada paciente a proposta é individualizada, respeitando a equidade, tanto na modalidade, quanto no período e frequência. As práticas estão disponíveis no serviço 3 dias por semana, possibilitando também a ampliação da permanência do usuário no serviço. Compõe a oferta de dispositivos terapêuticos realizados no serviço de saúde mental.
Resultados
Para expressar os resultados obtidos, vale ressaltar que essa mostra é baseada em uma vivência do Centro de Atenção Psicossocial Vita, modalidade álcool e outras drogas, e os dados são percepções e avaliações clínicas dos profissionais envolvidos, entre eles enfermeiros, psicólogos da própria unidade além de colaboradores que se associam a outros projetos como os encontros de Liang-Gong. Outra forma de mensurar esses resultados são os relatos dos próprios usuários e a percepção dos mesmos sobre a melhora no quadro quando comparado ao momento em que iniciaram as práticas integrativas. Entre essas percepções e relatos, as maiores diferenças notadas em pacientes que chegaram a um período de uso abusivo foram os relatos de: diminuição da fissura, redução na emissão de quadros ansiosos mais graves, e uma expressiva redução em crises de abstinência em curtos períodos sem uso. Já em pacientes que estavam em um momento considerado menos grave, cujo uso abusivo já tinha sido reduzido ou era inexistente, a manutenção do quadro de abstinência do uso e a prevenção de possíveis lapsos ou recaídas foram sendo cada vez mais relatadas pelos usuários do serviço. Ainda outra observação é o fato de usuários relatarem se sentirem acolhidos, protegidos e cuidados por mais tempo e de forma integral.
Conclusões
Levando em consideração os princípios e objetivos do Sistema Único de Saúde, as portarias que regulam as ações da Rede de Atenção Psicossocial, em especial do centro de atenção psicossocial na modalidade Álcool e outras drogas, considerando também os critérios e objetivos pleiteados por essa mostra de experiências exitosas, e o fomento a divulgação e possível ampliação do cuidado em outros serviços da mesma ou de modalidades semelhantes, a escolha dessa experiência se deu principalmente pela percepção dos benefícios para os usuários de nossa rede, podendo ser expandida para outros municípios. Especificamente em relação a Auriculoterapia, foi evidenciado que auxilia em todos os níveis de cuidado a saúde, exigindo um investimento não tão oneroso à administração pública, baixo risco e de grande potência e muito efetivo quando se trata de redução de danos e de uso de álcool e outras substâncias psicoativas
Palavras-chave
pics,caps ad, integralidade, cuidado