Município: Americana/SP
Tema: 06 - Promoção em Saúde
Autor(es)
Aline Marcelino Silvestre
Valeska Dalanezi Paulino Leite
Greice Roberta de Souza
Ana Rúbia Soares de Andrade
Luciara Irene De Nadai Dias
Lilian Franco de Godoi Santos
Fábio Correa Bartolomeu Joner
Danilo Carvalho Oliveira
Apresentação/
Introdução:
Apresentação/Introdução:
Ao longo do tempo no Brasil diversos programas voltados para a humanização dos serviços de saúde vêm sendo desenvolvidos. A Política Nacional de Humanização (PNH), propõe um modelo de atenção à saúde embasado no conceito de saúde de forma ampla tendo em vista à valorização de todos os participantes no processo de produção da saúde, isto é, usuários, trabalhadores e gestores. O Núcleo de Especialidades da Secretaria de Saúde de Americana - SP é um ambulatório de cuidado especializado, composto por extensa equipe multidisciplinar com cerca de 100 colaboradores, subdivida em micro equipes e realiza por volta de 5 mil atendimentos/mês. Em 2023 esta unidade aderiu a um modelo de gestão pautado nas teorias da PNH e na Metodologia Lean Healthcare, que consiste no compromisso de planejar, executar e melhorar, continuamente, o ambiente de trabalho e serviço prestado, gerando mais valor ao paciente e reduzindo desperdícios do processo, em paralelo vem buscando proporcionar aos colaboradores um sólido pensamento de cultura organizacional utilizando métodos científicos com a visão de promover e disseminar a humanização em saúde. Desta forma em maio de 2023 foi iniciado a construção de um projeto para acolher psicologicamente os colaboradores, em uma parceria público-privado, de caráter filantrópico social. O desenho da parceria foi pautado na necessidade de oferecer apoio psicológico de profissionais sem vinculo afetivo prévio com a equipe do ambulatório.
Objetivos
Realizar atendimento psicológico por grupalidade aos colaboradores do Ambulatório de especialidades visando desenvolver acolhimento robusto e estruturado aos servidores municipais e terceirizados; Secundários: - Valorizar o servidor que realiza suas atividades no Núcleo de Especialidades; - Levantar potenciais necessidades psicológicas, tratando-as ou inserindo suas necessidades na Rede de Atenção à Saúde Municipal já estruturada; - Inibir em potencial absenteísmos e/ou afastamentos por transtornos psicológicos; - Maximizar o potencial de acolhimento no atendimento ao munícipe; - Maximizar o uso dos recursos humanos disponíveis na Unidade.
Metodologia
Em julho de 2023 após Brainstorm de equipe reduzida interna entendemos que investir tempo em ações voltadas a saúde do trabalhador poderia gerar um ambiente de trabalho acolhedor e de valorização do profissional. Então foi desenhado e estruturado o projeto intitulado ‘Projeto Psicologia Viva’. Para iniciarmos o projeto foi necessário firmar parceria com órgão privado, que pudesse oferecer serviços por voluntariado, com cunho social e sem ônus aos cofres públicos. O acordo gerou a oferta de um profissional formado em Psicologia e psicanálise com CRF ativo, por 6 horas mensais, divididas em 3 horas a cada 15 dias. A captação de servidores foi norteada contemplando os seguintes critérios: 1. O colaborador necessitava ter relação direta de atendimento ao munícipe com jornada laboral superior a 20 horas/semanais; 2. Equipes com formação maior que 12 meses, que possuíssem maiores gargalos críticos de relação interpessoal interna ou conflitos prévios. Resultando na escolha das seguintes equipes: Recepção; Enfermagem; Higiene e limpeza e Acupuntura. Foram formados 4 (quatro) grupos compostos de 6 (seis) participantes, com encontros quinzenais com 1 hora de duração. As atividades aplicadas partiram da escolha da profissional condutora da grupalidade. A participação dos colaboradores foi opcional, após a explanação inicial da proposta do projeto; Em seguida recebiam um Termo de Consentimento Livre Esclarecido e podiam decidir por permanecer ou não no grupo.
Resultados
De julho a dezembro foram realizadas 20 reuniões, ou seja, cada grupo passou por 5 (cinco) intervenções com a psicóloga e 21 colaboradores foram acolhidos. Apenas 3 (três) recusaram-se a participar das reuniões. As abordagens realizadas foram as mais diversas, de dinâmicas de grupo a análise de desenhos. E o índice de satisfação foi de 100% entre os participantes. O desenvolvimento do ‘Projeto Psicologia Viva’ mostrou-se muito importante para a manutenção da saúde mental dos participantes, pois nas vivências os integrantes podiam expor suas angustias e compartilhar problemas cotidianos tanto do trabalho e da vida pessoal. O que gerou vinculo, bem-estar e a satisfação individual e coletiva dos participantes, promovendo um ambiente de trabalho mais leve, harmonioso e colaborativo. Levando inclusive a uma diminuição no índice de absenteísmo. Além disso, colaborou no fortalecimento do vínculo com os usuários e promoveu melhora no índice de satisfação dos mesmos mensurado através do aumento das ouvidorias positivas (de zero para 10/mês).
Conclusões
Podemos dizer que a humanização se estabelece como construção de atitudes éticas e políticas, em sintonia com um projeto de responsabilidade mútua e fortalecimento dos vínculos entre os profissionais e usuários dos serviços de saúde. Portanto, a gestão humanizada é um princípio que deve ser utilizado para compor uma gestão plena, pois tornar as relações mais democráticas e estimula a participação ativa de todos na gestão da unidade. Além de ser fator de valorização profissional e promover acolhimento tanto dos colaboradores como dos usuários.
Palavras-chave
PNH, Humanização, colaboradores.