Município: Amparo/SP
Tema: 09 - Vigilância em Saúde
Autor(es)
Dalila Reis Barbosa
Dalila Reis Barbosa
Vanessa Coelho Ferreira
Luis R Guidi junior
Apresentação/
Introdução:
Apresentação/Introdução:
Amparo-SP, com população estimada de 73145 hab. A Atenção Primaria a Saúde- APS cobre 94% da população, distribuída em 16 Unidades, 27 equipes da Estratégia Saúde da Família- ESF, Ambulatório Municipal de Especialidades Medicas e Centro Odontológico Especializado, Ambulatório Médico Especializado- AME, Unidade Municipal de Reabilitação e Centro de Atendimento do Espectro Autista -TEA, Centro de Atenção Psicossocial - CAPS 2 e CAPS AD, Ambulatório de Saúde Mental Infantil e 2 Hospitais Gerais e Hospital Psiquiátrico, Laboratório Municipal, Serviço 192, e as Vigilâncias Epidemiológica - VE, sanitária, CEREST e SAE/CTA. Em 2022, foi apontada pelas equipes e serviços de referências da rede de Amparo a necessidade de atualização em sala de vacinas. O que era esperado, uma vez que o Programa Nacional de Imunização-PNI está em constante mudança e o processo de introdução da vacina contra COVID sofreu muitas adequações. Importante citar a queda da cobertura vacinal e o movimento anti vacinas, que exacerbou durante a pandemia. Amparo enfrenta problemas com a cobertura vacinal e precisou enfrentar o agravamento deste indicador. Percebeu-se também a dependência das equipes da APS para com a VE para tomadas de decisão em relação a casos não rotineiros de vacinação. Optou-se, portanto para a atualização dos fluxos e rotinas da Sala de Vacinas e Rede de Frios, com aprimoramento do protocolos básico do PNI, e foi proposto uma capacitação destinadas as equipes da Rede.
Objetivos
Atender a demanda vinda das diversas equipes da rede, considerando as dificuldades relatadas pelos profissionais que atuam e percebidas pela equipe da vigilância epidemiológica. - Instituir protocolos básicos de atividade em sala de vacinas -Promover a valorização das vacinas no âmbito da Saúde Municipal. - Capacitar novos profissionais que ingressaram na rede e não passaram por treinamentos e atualizar os profissionais em atividades. -Aumentar a Resolutividade e autonomia dos profissionais que atuam nas Salas de Vacinas. -Qualificar as ações em sala de vacinas. -Melhorar a cobertura vacinal do município. -Integrar a Vigilância Epidemiológica com os demais Serviços de Saúde.
Metodologia
. A capacitação foi planejada e executada por um grupo tarefa, composto por profissionais da Vigilância Epidemiologica e APS. Os participantes foram divididos em 4 grupos de Tecnicos de Enfermagem e enfermeiros, em 2 encontros de 8 horas. Todos os profissionais de enfermagem da rede SUS de Amparo foram convidados. Assuntos abordados: Imunologia básica e vacinas Esquema básico de vacinação Vacinas do PNI Importância da Vacinação e estratégias para qualificar a Sala de Vacinas. Imunobiológicos especiais Rede de frios Foram realizadas discussões teóricas com uso de recursos áudio visuais e atividades com discussão de casos (Metodologia Ativa).
Resultados
Foi a primeira atividade coletiva das equipes de Enfermagem da Rede do período Pos pandemia. Foi visível e contagiante a receptividade, alegria e motivação que os participantes e organizadores demonstravam. A Capacitação foi muito bem aceita e proveitosa para os profissionais, que participaram de forma receptiva e proativa. O intuito de integrar a rede foi alcançado e a motivação e a responsabilização dos profissionais participantes foi visível nas discussões e atividades dinâmicas.
Conclusões
Houve melhora da cobertura vacinal de todas as vacinas do PNI. 120 profissionais foram treinados de toda a rede Municipal de Saude de Amparo.
Palavras-chave
Vacinação, Educação Permanente