Município: Americana/SP
Tema: 10 - Tecnologia e Inovação
Autor(es)
Agnaldo Aparecido de Oliveira Junior
André Lopes Borges
Renan Lenhare Rocha
Danilo Carvalho Oliveira
Apresentação/
Introdução:
Apresentação/Introdução:
Norteando a perspectiva de oferecer um serviço de qualidade e considerando que a Atenção Primária à saúde é a porta de entrada ao Sistema Único de Saúde-SUS, todas as unidades de saúde existentes no município de Americana foram informatizadas com sistema E-SUS fornecido pelo ministério da Saúde em sua versão PEC-Prontuário Eletrônico do cidadão. Durante a Implantação do sistema, diversos fluxos e processos de trabalho passaram por uma análise para a uma otimização do serviço oferecido, sendo o foco da estratégia oferecer uma assistência ao munícipe com qualidade e humanização, e nessa perspectiva notou-se a necessidade da utilização de Sistema gerenciador de filas. A partir dessa análise foi desenvolvido pela própria equipe de TI do município, um painel eletrônico para anunciar o início da consulta do paciente em espera, através de um televisor instalado em local de grande visibilidade na unidade de saúde. O Funcionamento do sistema não necessita de nenhuma instalação adicional pois é totalmente integrado ao E-SUS, ou seja, o paciente já é considerado em espera a partir do momento que o mesmo é recepcionado na unidade, e seu status é alterado no sistema a partir do momento que o profissional iniciar o atendimento, porém o profissional não necessita realizar alterações adicionais em sua habitual utilização do PEC. O Sistema desenvolvido garante acessibilidade, pois anuncia o paciente pelo seu nome de forma visual e sonora, indicando sempre atendimento atual e o histórico.
Objetivos
Garantir atendimento humanizado, sem aglomerações, atuando através do conceito de saúde digital e facilitando o trabalho dos profissionais de saúde da unidade.
Metodologia
O desenvolvimento do software foi projetado e totalmente integrado ao ESUS-PEC após a análise de requisitos, sem a necessidade de instalações ou utilização de módulos adicionais, tornando a implantação extremamente ágil, pois não há a necessidade de realizar treinamentos com os profissionais envolvidos.
Resultados
Mesma base de dados do ESUS-PEC sem a necessidade de instalações adicionais; Usabilidade aprimorada, garantindo uma fácil visualização; Dimensionamento e gestão das filas de espera; Utilização da estrutura já existente; Garante acessibilidade ao munícipe; Relatório diversos para intervenções e estratégias da gestão; Facilidade de acesso para a população.
Conclusões
A Implantação do sistema tornou o atendimento mais ágil, melhorando a condição de trabalho para o profissional, facilitando o atendimento do paciente e possibilitando a geração de indicadores para melhor gerenciamento das unidades de saúde do município de Americana.
Palavras-chave
e-SUS, integração, painel, filas, acessibilidade