Na noite de quarta-feira, dia 17 de abril, o Blue Med Convention Center foi palco da cerimônia oficial de abertura do 37º Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP). O evento, que reuniu diversas autoridades e representantes da área da saúde, destacou os desafios e conquistas do setor, além do compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentre as autoridades presentes, figuravam nomes importantes no cenário nacional e estadual, incluindo Felipe Proenço, Secretário da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), representando a Ministra da Saúde; Eleuses Vieira de Paiva, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo; Fernanda Lou Sans Magno, Conselheira Nacional da Saúde e Integrante da Mesa Diretora, representando
o Conselho Nacional da Saúde; Hisham Mohamad Hamida, Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Denis Valejo Carvalho, Secretário Municipal de Saúde de Santos; e Socorro Gross Galiano, representante da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil.A abertura oficial foi marcada pela apresentação do grupo de percussão do Instituto Arte no Dique, uma organização não governamental de Santos que realiza um trabalho sociocultural na comunidade do Dique da Vila Gilda.Em seguida, as autoridades presentes proferiram seus discursos, abordando pontos cruciais para o avanço da saúde pública em São Paulo e no Brasil.
Geraldo Reple Sobrinho, presidente do COSEMS/SP, destacou o papel fundamental desempenhado pela entidade desde sua fundação em 1988, ressaltando seu compromisso em defender os interesses dos 645 municípios paulistas e fortalecer o SUS no estado. Geraldo aproveitou a oportunidade para fazer um balanço da atuação do COSEMS/SP no último ano e para agradecer a diretoria, assessoria e apoiadores do Conselho pelo trabalho e esforços realizados.
O Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Vieira de Paiva, evidenciou os investimentos no PAB e nas campanhas de vacinação, enfatizando a necessidade de acompanhar tais investimentos com cobranças de resultados efetivos para a população. Eleuses também falou sobre a importância de ouvir diferentes vozes e opiniões para construir uma saúde mais justa e parabenizou todos que vestem a camisa do SUS.
Felipe Proenço, Secretário da SAPS/MS, ressaltou os esforços do Ministério da Saúde no combate ao negacionismo, através do aumento das coberturas vacinais e da retomada de programas como o Mais Médicos e a Estratégia Saúde da Família. Denis Valejo Carvalho, Secretário Municipal de Saúde de Santos, enfatizou a urgência de enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, que impactam diretamente a saúde pública, como evidenciado pelo aumento dos casos de Dengue no estado e agradeceu a presença de todos na cidade.
A representante da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil, Socorro Gross Galiano, destacou a importância do tema do congresso para enfrentar os desafios epidemiológicos globais. “Mudança climática é um problema que nos afeta agora. No Brasil há impactos muito fortes causados pelas mudanças climáticas que afetam o sistema de saúde. Parabenizo pela escolha do tema”, concluiu Gross.
Este ano, o Congresso do COSEMS/SP teve como tema central “mudanças climáticas e os impactos no SUS”. O 37º Congresso do COSEMS/SP representa um marco importante na busca por soluções e avanços na área da saúde pública, evidenciando o compromisso e a colaboração de autoridades e gestores em prol do bem-estar da população paulista e brasileira.
Acesse a programação completa do evento em: https://congresso.cosemssp.org.br/programacao/.